Ronda ajuda a população a coibir maus-tratos!

terça-feira, 7 de abril de 2009

RONDA DO QUARTEIRÃO

Maus-tratos de animais podem ser denunciados

Cavalos, burros e jumentos usados como animais de tração para carroças. Cachorros e gatos maltratados em vias públicas e residências. A Polícia Militar e a Unidade Internacional Protetora dos Animais (Uipa) querem combater estas agressões por meio do policiamento comunitário. Ontem, cerca de 120 homens do Ronda do Quarteirão participaram de uma palestra sobre a questão, no Quartel do Comando Geral (QCG), e receberam orientações para coibir a violência e a exploração contra os bichos na Capital e Interior. A legislação prevê detenção de até três anos e multa para quem maltratar, maltratar, ferir ou mutilar animais.

"Todo policial tem qualificação para combater isso, tanto de forma preventiva como repressivamente. Com essa aula, eles estão tendo uma capacitação a mais", explica o major Clauber de Paula, que vem coordenando uma série de cursos de qualificação que os homens do Ronda vêm recebendo. Segundo ele, parte dos que assistiram a palestra já está nas ruas ou serão lotados em Caucaia e Maracanaú. "É um conhecimento mais aprofundado, técnico. Todos o efetivo (do Ronda) vai passar por essas qualificações", completa.

A aula foi dada pela presidente Uipa no Ceará, Geuza Leitão. Ela deu orientações sobre as legislações e dicas para identificar animais maltratados ou que trabalham sem material adequado. "Nosso foco é, principalmente, animais que servem para a tração (carroças). Quase nenhum tem equipamento, como o descanso", diz Geuza. "A lei diz que eles só podem trabalhar de segunda a sexta-feira até as 18 horas e, nos sábados, até o meio-dia. Domingos e feriados não pode. Mas não é isso que vemos", reitera. Ela acusa depósitos de construção de, além de explorarem os animais, empregarem crianças como condutores. Ainda segundo a presidente, há um bom número de animais levados à exaustão e chicoteados por condutores alcoolizados.

Obrigação
De acordo com o major, a população poderá denunciar maus-tratos a animais por meio do telefone do Ronda do Quarteirão na respectiva área. "A princípio, seria uma função mais da Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), mas é uma obrigação de todos nós", acrescenta. Geuza, por sua vez, aponta as cidades de Caucaia e Maracanaú - onde parte dos policiais será destacada - como focos do abuso contra os bichos.

Fonte: Jornal o Povo

Telefones do ronda: http://www.centrodefortaleza.com.br/fonesRonda.html




0 Comments: