Como estão os animais na enchente? Últimas notícias!

terça-feira, 7 de abril de 2009

A chuva já matou 99 pessoas e deixou 19 desaparecidos em Santa Catarina.
Gaspar, uma das cidades catarinenses em que foi decretada situação de calamidade, registrou cenas que mostram outras vítimas dessa tragédia: os animais.


Uma vítima das enchentes que permanecia isolada na comunidade do Alto do Baú somente aceitou deixar o local no final desta tarde após as equipes de resgate concordarem em levar os seus cinco cachorros de estimação no helicóptero.

"Ele estava aguardando o resgate em um campo de futebol e disse chorando que só sairia dali se os cães fossem com ele no helicóptero", conta o comandante major Arthur. "Ele chegou a providenciar uma gaiola, que não coube dentro da aeronave. Tivemos que trazer os cães dentro do porta-malas". Saiba Mais.

Durante uma missão de resgate dos bombeiros do Paraná no município, uma outra história teve final feliz. Um dachshund --também conhecido no Brasil como salsicha ou cofap-- foi salvo pelo Corpo de Bombeiros paranaense.

Fiel ao dono, que atravessou a correnteza, o cachorro tentou seguí-lo e foi arrastado pelas águas por cerca de 30 metros. Ficou preso sob os escombros de uma ponte. Saiba Mais.


AJUDE OS ANIMAIS VÍTIMAS DAS ENCHENTES EM SC
Vocês viram no JN? Milhares de pessoas estão ajudando os desabrigados, vítimas da enchente de Santa Catarina. Milhões querem ajudar e não sabiam como, mas o William Bonner explicou tudo direitinho. Eles estão recebendo toneladas de roupas, cobertores e tudo mais. O presidente Lula liberou 2 bilhões. É uma coisa horrível ficar sem casa assim, de uma hora pra outra. Graças a Deus tudo está se ajeitando.

Mas e os animais?


Boletim da GAE

Animais em Santa Catarina

O GAE POA, amigos e simpatizantes da causa animal, estamos solidários com o sofrimento do povo catarinense. A mobilização do governo federal e dos Estados brasileiros, bem como da população do país, tem por dever aplacar as necessidades imediatas dos desassistidos.

Entre as vítimas da tragédia, estão também os animais que só contam com iniciativas de poucas ONGs. Muitos cães têm sido encontrados mortos, presos a coleiras nos pátios de suas casas, gatos ficaram nos apartamentos, sem que seus donos tivessem conseguido salvá-los. Centenas seguem nos telhados e nas árvores sobre as águas.


Nosso apelo, neste momento, é para que, além da ajuda oferecida aos humanos, também se façam donativos para os grupos que estão tentando resgatar e tratar animais.

Itajaí
O apelo da ONG Viva Bicho dá conta de que os animais não têm como pedir socorro e não conseguem se ajudar sozinhos. Muitos estão ilhados, sem comida, com medo, frio, à espera de ajuda. Cães e gatos sobreviventes vagam pelas ruas à procura de suas famílias e de alimentação. Apela-se aos moradores que tentem alimentar os animais que estão na rua.


Não há ração disponível para compra na cidade, precisando ser enviada de outros lugares. Qualquer doação reverterá na ajuda imediata para resgate e tratamento dos animais sobreviventes.

Contato: Ong Viva Bicho http://www.vivabicho.org.br/

47 9975-2625
vivabichobc@yahoo.com.br


Blumenau


Segundo informes da APRABLU - Associação Protetora de Animais de Blumenau, há muitos animais ilhados e também perdidos pela cidade, e a ONG pede que os moradores tentem alimentar e confortar os animais que encontrem. A Associação pede com urgência doações para compra de medicamentos, alimentação, condições de abrigagem, cordas e potes. Contato para doações:

e-mail: aprablu@terra. com.br (Bárbara)

Passo Fundo


Na cidade gaúcha de Passo Fundo, voluntários da Amigo Bicho (jornalamigobicho@ yahoo.com. br) conseguiram apoio da Defesa Civil local para que sejam enviadas à Santa Catarina rações para gatos, cães, cavalos e bois, assim como doações de potes, coleiras e correntes, a serem arrecadados na cidade. Os donativos podem ser entregues no corpo de Bombeiros da Moron (atrás da Escola Notre Dame) e da Petrópolis, devendo as embalagens ser identificadas como sendo "para animais".

Contato: amigobichopf@ gmail.com

Porto Alegre


Se conheces quem possa transportar uma carga de ração para Santa Catarina, escreve-nos (gae.portoalegre@ gmail.com) para que possamos deflagrar uma campanha de donativos. Contato feito por companheiro do GAE com a Defesa Civil não trouxe muita esperança de que aceitem levar doações para animais. Informação que estamos tentando checar.

Não deixa de doar, mesmo que o valor seja pequeno. Neste momento, qualquer real ajudará, porque se somará ao real que os amigos, a quem repassares este e-mail, também doarão.

Junta-te a nós e aos animais vítimas das enchentes em Santa Catarina

Grupo pela Abolição do Especismo Porto Alegre
www.gaepoa.org gae.portoalegre@gmail.com



0 Comments: