Notícia/Brasil - Encontro Nacional de Direitos Animais

terça-feira, 7 de abril de 2009

01 a 04 de maio de 2008

Porangaba - SP

- As melhores mentes do movimento brasileiro

em mais de 50 palestras!

- Aprendizado e confraternização

em quatro dias de convivência com ativistas de todo o Brasil

- Discussões, entendimentos e resoluções

para otimizar o nosso desempenho em favor dos animais

A inscrição inclui hospedagem e alimentação vegana.

Faça a sua inscrição valor reduzido a partir do dia 05 de fevereiro.

Mais informações:
www.veddas.org.br/enda

veddas@veddas.org.br



Por que um Encontro Nacional de Direitos Animais?

A idéia de organizar um Encontro Nacional de Direitos Animais começou a tomar forma em 2006, inspirada na vivência em eventos similares fora do Brasil, mas ela começou a ser considerada seriamente apenas no início de 2007. No meu contato com ativistas durante viagens a outras cidades pelo Brasil, ao comentar sobre a proposta, eu percebia que havia uma grande receptividade e por isso decidi investir energia na realização do evento.

O termo "encontro" foi escolhido ao invés do termo "congresso" ou "conferência" porque a proposta era de realizá-lo em um ambiente e clima de discussão e aprendizado que pudesse vir acompanhado de muita integração. Discussão, aprendizado e integração são, em minha opinião, elementos importantíssimos a serem considerados no momento atual do movimento pelos direitos animais no Brasil. Foi com essa intenção que o tema do evento "discutindo o movimento, nutrindo-se nas diferenças e capacitando nossos ativistas" foi escolhido.

Estamos entrando em discussões onde deveríamos estar nos apoiando, e estamos brigando onde deveríamos estar discutindo. Para um movimento ainda em estruturação como é o nosso, vejo esse fenômeno como sendo perigoso e capaz de causar danos definitivos na eficiência com que a geração atual de ativistas será capaz de desempenhar o seu trabalho.

Por isso defendo que é hora de debatermos e conhecermos-nos, seja conhecermos-nos como pessoas que somos ou conhecermos aos nossos propósitos individuais, para que assim possamos compreender quais são os nossos propósitos coletivos: onde podemos formar alianças e onde devemos manter uma distância saudável e respeitosa. Vejo a necessidade de conversarmos todos, juntos, aprendendo uns com os outros, inclusive a respeitarmos-nos mutuamente. Julgo ainda ser urgente a necessidade de capacitarmos-nos enquanto ativistas para que possamos desempenhar nosso papel com maior eficiência e assertividade.

Esse é o clima que eu espero possa, com a colaboração de todos, ser estabelecido para o Encontro Nacional de Direitos Animais, que tem como objetivo maior o mesmo objetivo que acredito termos todos enquanto ativistas independentemente da diversidade que possa haver em nossas linhas de atuação, que é o da defesa dos direitos animais e da justiça para todos.

Esse encontro está sendo organizado com muito empenho e dedicação e ele é de todos e para todos nós. Participem das oportunidades para colaborar com a organização do evento, divulguem para a sua lista de contatos e compareçam. Em seu silêncio e miséria, os animais não-humanos contam apenas com os poucos que somos em sua defesa diante dos muitos que se empenham para lucrar com a sua exploração. Para que tenhamos êxito, temos que fazer nada menos do que o nosso melhor. O meu desejo é que o Encontro Nacional de Direitos Animais seja uma oportunidade de discussão, aprendizado e integração que, na medida em que cada um dos nossos ativistas se empenhar para fazer cada vez mais e melhor, resulte em ações úteis para os animais!

George Guimarães
VEDDAS - Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade

0 Comments: