Vítimas da insanidade: Brigas de casais às vezes acabam em violência contra animais de estimação

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Por Adriane R. de O. Grey (da Redação- Austrália)

No último mês de julho, Lucy, uma yorkshire terrier de 2 kg, foi covardemente espancada durante uma briga doméstica. Donnell Walters, 22 anos, bateu impiedosamente na cachorrinha depois de uma discussão com seu namorado, tutor de Lucy. Walters bateu em Lucy e atirou-a continuamente no chão, esmagando uma de suas patinhas.

Lucy teve a pata operada e reconstituída. Foto: Reprodução WPIX

Após o incidente, o tutor de Lucy ligou para a ASPCA denunciando o ocorrido. Lai não teve facilidade para achar Walters no início da investigação. O agente da ASPCA usou uma série de recursos dentre os quais o Facebook foi o mais determinante para que ele finalmente pudesse prender o suspeito no dia 11 de setembro, nos Estados Unidos.

Walters foi acusado por ter deliberadamente praticado crueldade contra o animal e pode passar até dois anos na cadeia.

“Lucy foi a vítima inocente de um conflito doméstico”, disse Stacy Wolf, vice-presidente e conselheira-chefe legal da ASPCA HLE, que atua no estado de Nova Iorque. “Ainda que este seja um incidente extremamente infeliz, é bom saber que a justiça criminal está tratando-os com a seriedade que crimes como este exigem”.

Lucy foi levada ao Bergh Memorial Animal Hospital da ASPCA. Ela teve a pata operada e reconstituída. Os danos causados pela insanidade de Walters foram extensos, o que exigiu o uso de pinos e de uma placa de metal para tornar a reconstituição viável. Lucy retornou a seu tutor e, tanto quanto possível, recupera-se bem.

Homenagem a Taz

No outro lado do mundo, um outro caso moralmente indefensável acontecia em agosto. Na Austrália, Taz, um labrador amarelo de 8 anos de idade, foi levado ao veterinário para ser “eutanasiado”/ “put down”, ou melhor “assassinado”/ “murdered”. Seu tutor, se é que o indivíduo em questão pode assim ser chamado, livrou-se de Taz para vingar-se sua mulher, com quem tinha tido uma briga.

No estado de Nova Gales do Sul [New South Wales], Austrália, a eutanásia é um procedimento legal. Não interessa o motivo pelo qual um dono a solicite a um veterinário. Não digo tutor e sim dono, porque só o último conceito dá o poder de cuidar ou se desfazer sobre o que quer que seja a posse/propriedade. Tutor é provedor e responsável, cuida e protege, não mata.

O motivo mais comum que leva as pessoas a buscar a “eutanásia” nos consultórios veterinários é obviamente a conveniência humana: “meu animal já viveu bastante e agora eu preciso viajar”, “está ficando velho”, “coça-se muito, acho que está muito doente”, “vou me mudar, não tenho espaço na nova casa”… Alguns até dizem que o cão é agressivo para terem um argumento mais consistente. Não há no entanto, nenhum tipo de teste de comportamento feito no animal, a palavra do dono predomina em absoluto. No entanto, isso nem seria necessário. Desde que o dono pague propriamente por seu pedido, a “eutanásia” será efetuada sem nenhum constrangimento pelo veterinário, que acredita estar “contribuindo com sua parte para (o) belo quadro social”, oferecendo ao animal uma morte digna e indolor. Ouso dizer que é raro ouvir sobre um cão que tenha sofrido morte natural.

Animais indesejados também podem ser levados ao Centros de Controle de Zoonoses, onde, dependendo da política preponderante em cada município, são “eutanasiados” ou encaminhados para adoção.

É, infelizmente, uma situação absurda e vergonhosa, que revela que desenvolvimento econômico não necessariamente implica em desenvolvimento moral e que reforça o conceito equivocado de que um animal não-humano não é um ser sensciente, mas um mero produto, uma mercadoria sujeita a ser descartada no momento que bem convier ao dono.

Devido a esta cultura antropocêntrica, Taz, que era um cão sofrido, mas muito dócil, teve a vida brutalmente ceifada. Nestas poucas linhas, presto a ele minha pequena homenagem. Que bom que Lucy teve mais sorte.

Em nome de Lucy e de tantos outros resgatados, ativistas convocam os cidadãos norte-americanos e de outros países a não se omitirem diante da crueldade praticada contra um animal. E reforça que denunciá-la é importante não somente para a causa animal, mas para toda a sociedade, pois alguém capaz de machucar um animal não-humano é igualmente capaz de machucar seu semelhante.

Saiba como denunciar crueldades contra animais:

Exemplos de maus-tratos

- Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
- Manter preso permanentemente em correntes;
- Manter em locais pequenos e anti-higiênico;
- Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
- Deixar sem ventilação ou luz solar;
- Não dar água e comida diariamente;
- Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
- Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
- Capturar animais silvestres;
- Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
- Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc..

Outros exemplos estão descritos no Decreto Lei 24.645/1934, de Getúlio Vargas.

Fonte: Agência de Notícias de Direitos Animais

0 Comments: